sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Testemunho de Manuel Sousa, Processo de RVCC nível básico

Certificado pelo Processo de RVCC de nível básico
Quando abandonei a escola, não tinha noção da irresponsabilidade da minha atitude. Mais tarde, senti-me triste e até frustrado por ver os meus amigos seguirem carreiras profissionais ambiciosas e eu ficar calado a “vê-los passar” sem ter acesso a determinados empregos para os quais não tinha qualificação, porque já há muito que se exige o 9º ano para a maioria dos postos de trabalho.

Para mim, “o regresso à escola” foi um desafio. As razões que me levaram a inscrever neste Centro foram: o Reconhecimento, a Validação e a Certificação das minhas Competências. É como que um desafio pessoal às minhas capacidades face ao que é exigido diariamente pela sociedade. É também uma forma de poder mostrar os conhecimentos adquiridos com a experiência da vida, e mostrar que proveito tirei dessa mesma experiência. Ao mesmo tempo, é uma satisfação pessoal obter agora o meu certificado do 9º ano, o que para mim sempre foi muito importante.

Com a frequência do Processo de RVCC, eu aprendi a relacionar-me de novo em grupo e a colaborar com os outros, embora o meu trabalho seja muito individual. Passo dias e dias sozinho e, como tal, não estou habituado a trabalhar em grupo. Tive oportunidade de trabalhar em equipa, o que para mim foi muito interessante, na medida em que pude participar e dar a minha opinião sobre uma determinada matéria ou assunto.

Desenvolvi significativamente os meus conhecimentos sobre o uso do computador. Com o desenrolar do processo e da minha história de vida, ganhei mais destreza com o teclado e desenvolvi o conhecimento de múltiplas das suas funções. Aprendi a fazer gráficos, tabelas e também a utilizar algumas funcionalidades do Word. O que me dá mais prazer, são os programas dedicados à fotografia. Gosto de fazer Powerpoint’s e fotomontagens.

Tenho incentivado de múltiplas maneiras pessoas com quem convivo frequentemente a inscreverem-se num Centro Novas Oportunidades. Independentemente de serem familiares ou não. Tenho mesmo conseguido demover algumas pessoas da sua passividade e fazer com que se levantassem ou informassem sobre o funcionamento deste programa. Normalmente elas questionam-se acerca dos horários e outros aspectos relacionados com este sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências acabando depois por aderir.

Gosto de desafiar as pessoas a provarem que realmente aprenderam muito nos bancos da escola e ao longo da vida. Procuro salientar que nós, diariamente, evidenciamos esses conhecimentos de uma forma natural, os quais se revelam importantes para a sociedade e, como tal, podem ser formalmente reconhecidos pela mesma.

Vou continuar a apostar na minha formação futura. Para isso iniciei o processo de RVCC do nível secundário. Estou consciente das dificuldades, mas também estou consciente das minhas capacidades. Sei que tenho que trabalhar muito para poder atingir a minha meta, pois não estou habituado a obter resultados de uma forma fácil. Estou preparado para me entregar inteiramente a esta nova etapa e com isso habilitar-me ao exercício de uma actividade que exige mais qualificações, no sector do turismo, que é o que anseio. Como tal, tenho de me preparar adequadamente para essa nova actividade.

Gostei muito de todo o processo de RVCC de nível básico e de todas as pessoas que nele intervieram, tanto formadores como “alunos”. Com todos aprendi muito.

A todos eles o meu muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário