terça-feira, 2 de novembro de 2010

Palestra sobre a “Violência Doméstica”


Dois adultos que frequentaram os processos de RVCC de nível básico e secundário do CNO da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, dinamizaram, no dia 29 de Outubro, uma palestra subordinada ao tema da “Violência Doméstica”.

Integrada no âmbito do Projecto Novas Oportunidades aLer+, esta actividade teve como principais objectivos: promover a compreensão desta temática, nomeadamente, conhecer o conceito de violência doméstica, identificar diferentes tipos de violência, bem como as características psico-sociais do agressor e das vítimas (físicas, psicológicas e sociais). De igual modo, a plateia conheceu aspectos importantes para a desconstrução dos mitos associados a este problema, identificando as atitudes, crenças e percepções que existem em relação aos maus tratos em contexto doméstico. Esta palestra foi dinamizada pelo adulto Manuel Gaspar, militar da G.N.R. do Comando de Guimarães, certificado com o 12.º ano.

Houve também lugar para incentivar a leitura, através da apresentação do livro “Queimada Viva” de Souad, por Celso Carvalho, que obteve uma certificação de nível B3. Este adulto resumiu a narrativa autobiográfica, dando ênfase à condição da mulher no mundo árabe, onde se assiste a violações reiteradas dos direitos humanos contra mulheres e crianças, em nome da religião e da cultura. Este livro, na perspectiva apresentada, é um exemplo de luta para todas as pessoas que sofrem com a discriminação social, racial e sexual e de cooperação entre povos.

Ao terminar a sua intervenção, este adulto chamou a atenção para a problemática da violência social e doméstica que não conhece fronteiras nos dias de hoje. O público, constituído por adultos do CNO e dos Cursos EFA, participou activamente questionando os elementos da mesa sobre alguns dos problemas apresentados, tais como: os procedimentos a tomar na denúncia de casos, o apoio e protecção às vítimas.

A avaliação da actividade foi positiva, dando o público realce ao facto de haver a presença de um militar, que abordou não só a sua experiência no terreno, mas também os aspectos legais, tendo como suporte estudos académicos alusivos à temática.

Paralelamente à palestra, esteve exposto na Biblioteca Escolar um painel com a apresentação de uma breve filmografia sobre o tema e textos da comunicação social, como entrevistas, notícias que denunciam a transversalidade deste crime público, visto que aludem a figuras conhecidas da sociedade portuguesa como Margarida Marante, Nuno Guerreiro, entre outras.

O que se pretendeu com estas iniciativas foi sensibilizar os presentes para a necessidade de se evitar o tão propalado ditado popular através do slogan: “Se calas, consentes”.

A realização desta actividade contou com o apoio das editoras Lusodidatica e Plátano Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário