De acordo com as Conclusões do Conselho Europeu de 25/26 de Março de 2010, o risco de pobreza para as pessoas com baixas qualificações é quase o dobro do que se verifica para as semi-qualificadas.
Melhorar os níveis de ensino e promover a inclusão social, especialmente através da redução da pobreza, são objectivos partilhados que orientam a acção dos Estados-Membros e da União Europeia.
Educação e pobreza estão relacionadas de muitas maneiras. O indicador aqui apresentado é a percentagem da população em risco de pobreza por nível de ensino. Pontos-chave: Na UE, 24% da população com baixas qualificações está em risco de pobreza. O risco de pobreza é muito menor para as pessoas com um nível médio ou alto de educação (respectivamente 13% e 6%). Isto significa que o risco de pobreza para os menos qualificados é quase o dobro do que para os semi-qualificados (e quatro vezes mais elevado relativamente aos altamente qualificados).
O risco de pobreza para os menos qualificados é mais elevado na Letónia (43%) e Bulgária (39%) e menor na Dinamarca (15%) e Países Baixos (11%).
Em comparação com a população com nível médio de escolaridade, o risco relativo de pobreza para os menos qualificados é particularmente elevado na Bulgária (3,5 vezes maior). Na Holanda, o risco de pobreza para as pessoas com baixas e médias qualificações é aproximadamente igual (risco relativo = 1).
Notas: População em risco de pobreza é definida como a população com um rendimento disponível abaixo do limiar de risco de pobreza. O risco do limiar de pobreza é fixado em 60% do rendimento mediano nacional disponível (após transferências sociais).
A população considerada é a população com 18 anos ou mais.
Dados em inglês em:
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