sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Entrega de diplomas no 27º aniversário da ESPBS


Director da ESPBS, Presidente da ANQ
 e Director Regional Adjunto da Educação Norte


Eng. Manuel Oliveira, DREN

Dr. Leonel Rocha, Vereador da Educação e Desporto
 da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão

Dr. Luís Capucha, Presidente da ANQ


Aspecto do polivalente.
A boa disposição pautou a intervenção do Presidente da ANQ

Prof. José Alfredo Mendes, Director da ESPBS

No pretérito dia 5 de Novembro, em que se comemorou o 27º aniversário da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, realizou-se no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, a entrega de mais de duas centenas de diplomas aos formandos que concluíram o nível básico e secundário de educação através do Processo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências), Cursos EFA (educação e formação de adultos) e Vias de Conclusão de Nível Secundário de Educação (Decreto-Lei 357/2007, para adultos com algumas disciplinas não concluídas).
Abriu a cerimónia o Director da Escola e do Centro Novas Oportunidades, José Alfredo Mendes, que destacou o empenho dos formandos e defendeu que a escola não está apenas direccionada para responder às necessidades formativas dos jovens, mas também dos adultos. Defendeu que a formação é uma das principais armas para enfrentar as dificuldades que uma boa parte dos activos desempregados estão a sentir e que ninguém pode baixar os braços, neste projecto que visa aumentar as competências e a empregabilidade dos menos qualificados.
Após a entrega individual do documento em mãos pelos representantes das diversas entidades presentes: Luís Capucha, Presidente da ANQ, Manuel Oliveira, Director Regional Adjunto da Educação Norte; Leonel Rocha, Vereador de Educação e Desporto da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, entre outros. Nas suas intervenções foram proferidas palavras de apreço e de incentivo para a continuidade da procura de mais escolaridade/qualificação por parte de todos os adultos que dela necessitem.
Esta cerimónia ficou, contudo, marcada pelo testemunho de cinco adultos que frequentaram o processo de RVCC de nível básico e secundário. Integrados num curto filme com os momentos mais significativos do CNO e da ESPBS, estes testemunhos foram muito aplaudidos no final do seu visionamento pelos presentes, o que reflecte o reconhecimento pelo trabalho efectuado pelos adultos e pela equipa pedagógica que os acompanhou.
A adulta Manuela Costa, frisou que a decisão de frequentar o processo de RVCC de nível secundário foi sua, na medida em que “queria aprender e valorizar-me pessoalmente”. Na sua opinião os CNO “vieram dar uma nova oportunidade às pessoas que… por uma razão ou outra, completar os seus estudos”. Afirmou que iria continuar a apostar na sua formação, pois gosta “imenso de aprender e saber algo mais”.
Por seu lado, o adulto Manuel Sousa, que frequentou o processo de RVCC de nível básico, mas que já se encontra a frequentar o mesmo percurso no secundário, declarou que o “regresso à escola” foi um desafio às suas capacidades, que foi e é “uma forma de poder mostrar os conhecimentos adquiridos com a experiência da vida” e que tem incentivado as pessoas com quem convive a adquirirem mais qualificações.
Desde a sua abertura em Março de 2008, o CNO regista até ao momento cerca de 2335 inscrições, 984 no nível básico, 1274 no nível secundário e 77 no nível profissional (para aqueles que já possuem o 12º ano e que pretendem frequentarem a vertente profissional de um Curso EFA ou Formações Modulares Certificadas), sendo que até ao momento já obtiveram uma certificação 526 dos adultos, predominantemente no ensino básico.
Os dados apresentados atestam a importância que o Centro adquiriu para o desenvolvimento local e regional, contribuindo assim para dar uma nova oportunidade a todos aqueles que por diversas razões deixaram os seus estudos e pretendem agora elevar as suas qualificações, bem como realizar-se pessoal e profissionalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário