quarta-feira, 18 de maio de 2011

Férias no Mar - Diário


Está a decorrer até ao dia 27 de maio de 2011, na Biblioteca Escolar, a exposição fotográfica intitulada “Férias no Mar”, que contou com a colaboração dos adultos dos processos de RVCC (Reconhecimento, Validação e certificação de Competências) do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. A actividade tinha, entre outros, os seguintes objetivos: dar a conhecer material fotográfico com valor pessoal e coletivo, partilhar experiências de vida, desenvolver a expressão oral, escrita e artística. Os adultos elaboraram previamente à exposição textos narrativos, partindo de imagens em suporte fotográfico que seleccionaram de acordo com as experiências passadas. Desse vasto reportório foi elaborado um diário com o mesmo título “Férias no Mar – Diário”, que se encontra em formato papel e digital.

Lembra-nos as mais básicas experiências ligadas ao mar, que pertencem à memória pessoal e coletiva. Entre elas, salientamos a primeira ida ao mar em família, o tão usual destino dos famalicenses - as praias da Póvoa do Varzim e Vila do Conde, a longa viagem de autocarro rumo ao mar gélido, quando o carro era ainda um privilégio de classe, o Passeio dos Alegres na noite de verão, as gulodices ambulantes de praia e o farnel, e a máquina com fole para o retrato a preto e branco...

Paralelamente à exposição fotográfica, um painel evoca um rol de “Leituras de férias”; são títulos e coleções bem conhecidos do público que ultrapassam, sem dúvida, os momentos de leitura à beira-mar. Quem não conhece a banda desenhada do tio “Patinhas”, “Os metralhas”, os romances cor-de-rosa da Harlequim e as fotonovelas românticas, as revistas femininas “A crónica” e “A burda”, os livros de cowboys, os almanaques populares d’ “O seringador”, “A borda d’água”? São livros que fizeram parte da infância e juventude de muitos que vivenciaram os tempos do Estado Novo até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário