No passado dia 5 de maio, instituído pela Rede Local de Educação e Formação de Famalicão como o “Dia das Novas Oportunidades”, o Centro Novas Oportunidades (CNO) entregou os diplomas de certificação de competências a 35 adultos, de várias gerações, que concluíram um percurso de qualificação através de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível básico e secundário.
A entrega de certificados ocorreu na Cerimónia Concelhia de Entrega de Certificados dos Centros Novas Oportunidades de Vila Nova de Famalicão, evento em que foram entregues cerca de 250 certificados, de 9º e 12º anos, a adultos dos sete CNO que integram a Comissão Concelhia Novas Oportunidades deste concelho.
Este evento que encheu o grande auditório da Casa das Artes contou com a presença do adjunto do diretor, Luís Cerejeira, em representação do diretor da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. Contou, ainda, com as presenças do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, de António Oliveira, diretor da Direção Regional do Norte, do engenheiro Miguel Venâncio, subdelegado regional da Delegação do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Norte, bem como de vários outros convidados ligados à Comissão Concelhia e às entidades onde se encontram sedeados os CNO.
Perante um auditório composto por adultos certificados, elementos das equipas pedagógicas, familiares e restantes convidados, deu-se início ao momento de abertura proporcionado pelo Grupo de Persuasão ARTAVE e do espetáculo de “sombras chinesas” apresentado pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, seguindo-se as intervenções dos representantes das entidades presentes.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, referiu sentir-se orgulhoso por ver “a força de vontade e a coragem destas pessoas, em obter conhecimentos e receber formação, fora da época normal de aprendizagem, procurando uma melhoria da qualidade de vida”. Desafiou os adultos certificados a continuarem a apostar no seu processo de formação e para nunca desistirem de aprender. Salientou que “Famalicão é hoje um concelho mais competitivo e mais desenvolvido porque os seus cidadãos têm mais qualificações”. Por sua vez, António Leite da DREN, afirmou que esta cerimónia constitui, na sua ótica, o reconhecimento público do “esforço, dedicação e coragem” daqueles que souberem agarrar a oportunidade que lhes foi dada. Finalmente, o representante do IEFP destacou o “forte investimento” que tem sido feito para aumentar os níveis de qualificação da população portuguesa, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades
Num segundo momento, num ato marcado pela emoção dos formandos e familiares, procedeu-se à entrega dos diplomas, tendo os mesmos sido entregues aos formandos do CNO da ESPBS pelas mãos do engenheiro Miguel Venâncio, representante do IEFP, acompanhado pelo professor Luís Cerejeira, que os elogiou pelo esforço dispendido e resultados alcançados.
No final, os adultos certificados pelo nosso CNO manifestaram o desejo de continuarem a apostar no aumento das suas competências, conhecimentos e nível de qualificação escolar e profissional. Estão de parabéns todos os adultos que participaram nesta cerimónia! Esperamos que retomem brevemente os seus percursos individuais de qualificação!
Sem comentários:
Enviar um comentário