domingo, 27 de março de 2011

Novas Oportunidades estão a trazer mais saber para as famílias



Do programa da Quinzena da Educação, que se realiza entre os dias 1 e 15 de Abril de 2011, destaca-se a realização do Encontro Concelhio das Associações de Pais, que se realiza no último dia, na EB 2,3 de Ribeirão, às 18.30 horas, subordinado ao tema: Novas Oportunidades: a importância das “Novas Oportunidades” dos pais no sucesso educativo dos filhos.

A principal oradora, a professora doutora Lucília Salgado, vai apresentar o resultado de um estudo desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESCE) e apoiado pela Agência Nacional de Qualificações, responsável pela iniciativa Novas Oportunidades, que defende que as Novas Oportunidades estão a trazer mais saber para as famílias.

A principal mudança sentida por adultos que concluíram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), uma das principais vertentes do programa Novas Oportunidades, foi a de considerarem que passaram a poder acompanhar mais os filhos nos estudos e que se sentem mais confiantes e com maior capacidade de comunicação.

Sessenta por cento dos inquiridos disseram que decidiram iniciar um processo de RVCC porque tinham "vontade de aumentar os seus conhecimentos". Entre as principais capacidades adquiridas depois da conclusão apontam o trabalho nos computadores, pesquisa na Internet, as competências na leitura e na escrita. Setenta por cento dos inquiridos referem que após o processo RVCC dão uma maior valorização às práticas da leitura e da escrita e cerca de 48 por cento dos inquiridos consideram que passaram a poder acompanhar mais os filhos nos estudos.

A esmagadora maioria afirma-se mais confiante nas suas capacidades e competências para alcançar objectivos profissionais e mais de metade dizem não querer ficar por aqui. Objectivo: continuar o processo de aprendizagem. O que foi resumido assim por uma das entrevistadas: "Acho que cada vez faz mais falta estudar e seguir em frente e tirar o 12.º ano, ir para um curso superior e nunca parar. Acho que é bom, isto está sempre a evoluir no mundo e estamos sempre a aprender coisas novas."

Sem comentários:

Enviar um comentário