segunda-feira, 14 de março de 2011

Criação de uma Associação de Adultos da Iniciativa Novas Oportunidades no Vale do Ave



Na manhã do pretérito dia 12 de março, estiveram reunidos na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, adultos que obtiveram a sua certificação através do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), um representante da DREN, técnicos, coordenadores e diretores dos Centros Novas Oportunidades (CNO) que constituem o Fórum de Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave, com o intuito de discutirem a criação de uma Associação de Adultos que deverá promover o espírito de educação/aprendizagem ao longo da vida.
 
Abriu a reunião o coordenador do CNO da ESPBS, Francisco Costa, que deu as boas vindas a cerca de 40 participantes, aos quais desejou sucesso no empreendimento em causa. Seguiram-se as intervenções dos representantes do Grupo de Programas e Formação do Fórum que esclareceram os presentes sobre a metodologia a adotar, solicitando aos adultos que se pronunciassem sobre os objetivos de uma associação desta natureza. Lançada a discussão, os adultos dos 13 CNO presentes, oriundos dos cinco concelhos que compõem o Fórum, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Vizela, concluíram o seguinte: a necessidade de envolvimento em projetos de formação pós-secundário; a mobilização neste âmbito de todas as entidades promotoras de políticas de educação e formação de adultos (EFA), autarquias, escolas e empresas; divulgação/afirmação dos direitos dos adultos no que diz respeito à educação/aprendizagem ao longo da vida; a dinamização de projetos direcionados para a cidadania, de modo a ser potenciada a experiência de vida dos seus associados e a partilha das competências entretanto adquiridas nos seus trajetos educativos-formativos.
 
Posto isto, avançou-se para a concretização objetiva das ações delineadas, tendo sido constituído um grupo de adultos cuja finalidade é elaborarem, juntamente com os elementos do grupo do Fórum, um documento a ser apresentado e discutido numa próxima reunião da associação. Os adultos que manifestaram disponibilidade para abraçarem esta tarefa foram: António Machado do CNO da ES Padre Benjamim Salgado, Francisco Silva do CNO da ES das Caldas das Taipas, Isabel Viana do CNO do CITEVE, Joaquim Azevedo do CNO da EB 2,3 Gil Vicente, Jorge Moreira do CNO da FORAVE e José Machado do CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso.
 
No desfecho, os presentes congratularam-se pelos resultados alcançados na reunião em que se procurou dar voz aos adultos. A próxima reunião ficou agendada para o dia 14 de maio, na Escola EB 2,3 Gil Vicente, em Urgezes, Guimarães.

Sem comentários:

Enviar um comentário