quarta-feira, 6 de abril de 2011

Oficina OPA (Oportunidade, Partilhar, Aprender ) - Saúde e Estética




No âmbito das Oficinas OPA - Oportunidade, Partilha, Aprendizagem -, promovidas pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, cujo principal objetivo é partilhar saberes alcançados ao longo da experiência de vida dos adultos, Cristiana Sacramento que frequenta o processo de RVCC de nível secundário dinamizou, em período pós-laboral, para formandos do CNO em processo de reconhecimento de competências e elementos da comunidade educativa em geral, uma oficina intitulada “Saúde e Estética”.

Nesta oficina, foram abordadas várias temáticas relacionadas com as noções de saúde e estética, conceitos que andam de mãos dadas nos dias de hoje. Foi feita a distinção das vertentes que estão associadas ao tratamento das unhas como a manicure, a pedicure, a pedique e a restauração da unha, tendo explanado um vasto leque de patologias que afetam as unhas, bem como os diversos sintomas que as caracterizam. Estas doenças compreendem fungos e micoses, psoríase, onicofagia (roer unhas) e deformações de relevo, e exigem o recurso a terapêuticas convencionais, como é o caso de medicação e acompanhamento de um profissional da saúde.

As formas de prevenção destes problemas de saúde estão na base de alguns cuidados básicos que são desconhecidos da maioria das pessoas, mas que a profissional Cristiana Pimenta tão bem soube expor e partilhar.

Outros temas de interesse frisados foram os dos cuidados de higiene e segurança na atividade profissional em causa, entre eles a limpeza, desinfeção e esterilização de instrumentos de trabalho fundamentais na prevenção do contágio, que também se pode verificar neste tipo de doenças. Para além disso, numa ótica mais artística, falou-se da nail art que requer a imaginação e a criatividade no exercício deste ofício que para admiração da plateia já conhece alguns profissionais do género masculino.

Na segunda parte desta sessão, foi feita a demonstração das aprendizagens e competências da adulta através da execução de uma manicure, tendo uma das participantes afirmado: “vimos o trabalho de uma profissional, não pensávamos que esta profissão exigisse tantos conhecimentos!”

No decorrer dos próximos três meses, serão dinamizadas outras oficinas em que os adultos do CNO poderão demonstrar as suas competências nas áreas das esculturas em gesso, fotografia e instrumentos musicais, e partilhá-las com o público em geral interessado na aquisição de novas experiências/aprendizagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário