Na manhã do passado dia 01 de Abril de 2011, os adultos e os formadores dos grupos 02/2011 de nível secundário e 03/2011 de nível básico do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), participaram numa caminhada, cujo roteiro se iniciou no Mosteiro de Landim e terminou na visita à Casa Museu de Camilo, local que visitaram com interesse e entusiasmo.
A caminhada guiada por Reinaldo Ferreira teve como objectivos identificar espaços naturais, ambientes rurais e sociais do percurso Landim-Seide que são retratados nos livros de Camilo, como a Brasileira de Prazins e as Novelas do Minho. Destes livros foram lidas pelos adultos algumas das suas mais teatrais passagens.
Entre outros objectivos, estiveram a motivação para a leitura e para o conhecimento da obra do escritor, bem como a promoção do convívio e da partilha de experiências que trazem vida a outras metodologias e abordagens no processo de RVCC.
De uma forma global, a caminhada e a visita foram muito apreciadas, não só pela participação activa dos adultos, mas também pela interacção gerada entre os participantes e o guia, que frequenta o processo de RVCC de nível secundário neste centro. Apesar da proximidade desta Casa Museu, a maioria dos formandos ainda não a tinha visitado.
É de salientar que, este tipo de iniciativa é fundamental não só para promover o património local, mas, também, incutir nos participantes o gosto pela cultura e literatura, nomeadamente, da obra camiliana. Assim, a narrativa dos conhecimentos adquiridos e das experiências vivenciadas, serão vertidas, de forma crítica, nos seus portefólios.
Sem comentários:
Enviar um comentário