sábado, 25 de junho de 2011

I Festival Formação Arte e Cultura - Balanço




A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e o seu Centro Novas Oportunidades promoveram no dia 18 de junho, no Parque da Ribeira, em Joane, o I Festival Formação, Arte e Cultura, que integrou um conjunto de atividades através das quais se pretendeu estimular a partilha de experiências e valorizar a cultura e a arte popular: houve mostra pedagógica, música, artesanato e gastronomia. Procurou-se, igualmente, proporcionar aos visitantes informação sobre as ofertas educativas-formativas ao nível da educação e formação de adultos (EFA), a audição de testemunhos de adultos e formandos certificados pelos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e cursos EFA, bem como o contacto com entidades/associações de caráter cultural.
Na sua intervenção, o diretor da ESPBS e do CNO, José Alfredo Mendes, agradeceu a todos os visitantes a disponibilidade para conhecerem a atividade e dinâmica que a ESPBS, através do seu CNO trouxe a esse agradável espaço. Manifestou o desejo que “seja uma atividade a repetir e que passe a ser uma excelente oportunidade de convívio e de confraternização”.
Por sua vez, o vice-presidente da Junta de Freguesia de Joane, António Oliveira, considerou esta atividade como uma “grande mostra, grande etapa de formação”. Por fim, o vereador do Pelouro da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Famalicão louvou esta iniciativa que conseguiu trazer “cá para fora aquilo que se faz dentro dos muros das escolas”. Agradeceu a todos aqueles que “tendo passado pelas Novas Oportunidades quiseram mostrar não só o que fizeram, mas, também, mostrar a capacidade de trabalho e de organização de uma festa como esta”. Enalteceu, igualmente, todo o trabalho que a ESPBS e o seu CNO têm feito dentro da Rede Local de Educação e Formação.
Os adultos certificados pelos processos de RVCC de nível básico e secundário, Aurora Oliveira, Amélia Martins, António Baldaia e Plácido Dias, nos seus testemunhos destacaram a importância para todos reconhecerem as suas competências e apostarem na sua formação ao longo da vida. A formanda Aurora Oliveira salientou que foi por ter aprendido muito com a frequência do nível básico que decidiu seguir em frente para a conclusão do 12º ano. Por sua vez, António Baldaia destacou que a formação lhe serviu “para valorizar as suas competências e aprendizagens”, no fundo “aumentar a sua polivalência”.
O espetáculo proporcionado pelos grupos - Coro Infantil de Vermoim, Grupo de Concertinas da ARCASM – Associação Recreativa de Concertinas de Airão Santa Maria, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Joane, Via Sacra e RosaMate -, foi muito bem acolhido por todos os participantes, que saudaram a iniciativa.
Não menos enriquecedor para o evento foi a participação numerosa de artesãos do concelho, que acolheram esta iniciativa, fazendo mostra dos seus justos talentos, desenvolvidos pela experiência e pelo trabalho, valores que sustentam a aprendizagem ao longo da vida.
Em jeito de conclusão, poder-se-á dizer que esta foi uma boa aposta na divulgação da arte e cultura popular desta região, bem como da formação e certificação de saberes.

Sem comentários:

Enviar um comentário