|
Entrega de certificados conjunta dos CNO de Famalicão - 05/05/2010
Luís Capucha - Presidente da ANQ na sua intervenção. |
A Comissão Concelhia dos Centros de Novas Oportunidades de Vila Nova de Famalicão convida os meios de comunicação para uma conferência de imprensa a realizar amanhã, sexta-feira, dia 18, pelas 11h30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. No encontro com os jornalistas, em que a Câmara Municipal estará representada pelo vereador da Educação, Leonel Rocha, será feito o balanço relativo ao ano de 2010, assim como será divulgado o plano de actividades para 2011. Ao mesmo tempo será assinado um protocolo entre o Corpo Nacional de Escutas de Vila Nova de Famalicão e os sete Centros de Novas Oportunidades a funcionar no concelho. São eles os centros da ADRAVE, da Escola Profissional CIOR, do CITEVE, da Cooperativa de Ensino Didáxis, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e da Escola Profissional Forave.
|
Aspecto do Auditória da Casa das Artes |
Desde 2006, inscreverem-se nos Centros Novas Oportunidades de Vila Nova de Famalicão cerca de 13.000 adultos, dos quais metade viu o seu processo devidamente encaminhado e cerca de 5500 já obtiveram a sua certificação nos vários níveis de ensino.
Desde o lançamento da iniciativa das Novas Oportunidades que o Município de Vila Nova de Famalicão agarrou a ideia com toda a força, entendendo que promover a qualificação, fomentando as condições para a escolarização dos Famalicenses, se trata de uma mais-valia, numa aposta qualificante da população do Concelho.
|
Entrega de certificados aos adultos do CNO da ESPBS |
Famalicão foi dos primeiros Municípios a solicitar a assinatura do Acordo de Colaboração no âmbito da Iniciativa “Novas Oportunidades” entre a Câmara Municipal, a DREN – Direcção Regional de Educação do Norte e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, cujo objectivo é desenvolver uma actuação conjunta e concertada nos domínios da educação, qualificação e formação profissional.
A Comissão Concelhia Novas Oportunidades, que continua a reunir com regularidade, tem colaborado na dinamização da rede de actores locais, nomeadamente os Centros Novas Oportunidades e a Plataforma de Educação e Formação.
|
Aclamação de um grupo de adultos certificados pelo CNO da ESPBS |
O trabalho da Plataforma tem já um longo caminho percorrido. A articulação entre as Entidades Formadoras, a DREN, o IEFP e a Câmara Municipal é um trabalho que se tem comprovado verdadeiramente importante, nomeadamente na elaboração do Plano de Formação para o Concelho.
A Rede Local de Educação e Formação do Município de Vila Nova de Famalicão, pioneira a nível nacional, com resultados validados e reconhecidos pelos organismos públicos que actuam nesta área, tem feito de Vila Nova de Famalicão um exemplo a nível nacional, tendo levado a que vários municípios utilizem a metodologia da nossa rede municipal, conforme recomendações da DREN e da ANQ – Agência Nacional para a Qualificação.
|
Alegria e satisfação por mais um objectivo cumprido. Parabéns. |
É de ressalvar, que todas as tipologias educativas e de formação de Vila Nova de Famalicão são devidamente concertadas. Os próprios espaços territoriais concelhios dos sete Centros das Novas Oportunidades foram concertados, evitando, assim, a sobreposição territorial e distribuindo equitativamente o território, tendo por base a população activa sem os níveis de escolaridade completos.
Resultado deste trabalho conjunto, entre a Câmara Municipal, a DREN, o IEFP e os sete Centros de Novas Oportunidades, é altura de se realizar o balanço de 2010 e dar a conhecer o nosso Plano de Actividades para 2011, o primeiro pensado e a executar conjuntamente – também aqui uma importante inovação.
Vila Nova de Famalicão, 17 de Fevereiro de 2011